EuroPCR 2021 | Evolut Low Risk: resultados em 2 anos da válvula autoexpansível em baixo risco

O implante percutâneo da valva aórtica (TAVI) com a válvula autoexpansível Evolut teve um resultado não inferior à cirurgia em pacientes de baixo risco cirúrgico. O desfecho primário de morte ou AVC incapacitante foi similar entre ambas as estratégias em 2 anos. 

Evolut Low Risk

Esta apresentação feita no EuroPCR 2021 vem consolidar os resultados surgidos durante o congresso do ACC 2019 e foram publicados no NEJM. Naquele momento, foi realizada uma análise Bayesiana para estimar os resultados em 2 anos, quando 850 dos 1.414 pacientes incluídos tinham chegado a apenas um ano de seguimento. 

Agora, todos os pacientes alcançaram os 2 anos de seguimento, com planos de estendê-lo até 10 anos.

O desfecho primário (mortalidade por qualquer causa e AVC incapacitante) foi observado em 4,3% dos que receberam TAVI vs. 6,3% dos que passaram pela sala de cirurgia após 2 anos. Esta diferença não é estatisticamente diferente, confirmando a não inferioridade, mas não a superioridade.

Ao considerar os desfechos separadamente, vemos que a mortalidade por qualquer causa foi de 3,5% vs. 4,4% (p = 0,366) e o AVC incapacitante foi de 1,5% vs. 2,7% (p=0,11).

As diferenças surgiram com necessidade de implante de marca-passo definitivo em que a cirurgia foi vencedora (21,1% para TAVI vs. 7,9% para cirurgia). 


Leia também: ACC 2021 | ATLANTIS 4D-CT: apixabana e trombose subclínica pós-TAVI.


Durante esses 2 anos a técnica de implante com a válvula Evolut foi aprimorada, como a sobreposição das cúspides, que poderiam reduzir as diferenças. Na mesma linha está a regurgitação paravalvar, em que a cirurgia demonstrou superioridade (regurgitação leve 26,6% para TAVI vs. apenas 2,6 para cirurgia; p < 0,001). No entanto, o mesmo aprimoramento da técnica que teve como impacto a redução da necessidade de implante de marca-passos também impactou nas regurgitações.

Em termos da hemodinâmica das válvulas, a Evolut conseguiu menores gradientes e áreas valvares maiores que as cirúrgicas.

Título original: Complete 2-year follow-up from the Evolut low risk trial.

Referência: Presentado por Forrest J. en el EuroPCR 2021.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top