EuroPCR 2021 | CLASP: resultados do seguimento de 2 anos do novo dispositivo de reparação mitral

O seguimento de 2 anos do dispositivo percutâneo de reparação mitral PASCAL mostrou uma alta taxa de sobrevida, baixa taxa de re-hospitalizações e uma duradoura redução da insuficiência mitral. 

CLASP: resultados a 2 años del nuevo dispositivo de reparación Mitral

Esses resultados surgem do estudo CLASP, que foi apresentado durante as sessões científicas do EuroPCR e simultaneamente publicado no JACC: Cardiovascular Interventions.

O sistema PASCAL (Edwards) está autorizado somente para ser usado em protocolos de pesquisa nos Estados Unidos. 

Atualmente já estão sendo recrutados pacientes para o estudo CLASP IID/IIF, no qual o PASCAL vai ser comparado com o MitraClip tanto em pacientes com insuficiência funcional como degenerativa. 

Se os promissores resultados se confirmarem será aberta a porta para sua autorização pela FDA para seu uso clínico. 

Existem várias diferenças entre ambos os dispositivos mencionados: um exemplo é a possibilidade de operar os clips de maneira independente ou em tandem, o que permitiria capturar as valvas em etapas. A 4ª geração do MitraClip apresentava a mesma característica. 


Leia também: EuroPCR 2021 | CELEBRATE-02: Novo inibidor da glicoproteína IIb IIIa para infartos com ST.


O estudo CLASP incluiu 124 pacientes com insuficiência mitral significativa (≥ 3+) e uma classe funcional II a IV, que foram consideradas factíveis para reparação borda a borda. 

Sessenta e nove por cento da população tinha insuficiência mitral funcional e 60% se encontrava em classe funcional III-IV. Os resultados do seguimento de 30 dias e de um ano foram apresentados no TCT 2020 e publicados no JACC: Cardiovascular Interventions.

Agora, no EuroPCR, saem à tona os resultados dos 48 pacientes que alcançaram os 2 anos de seguimento com uma sobrevida de 72% no subgrupo funcional e de 94% no degenerativo. Setenta e oito por cento dos pacientes apresentava insuficiência mitral igual ou inferior a 1+, o que veio acompanhado de uma melhora do volume de fim de diástole e da classe funcional. 

Título original: Durable reduction of mitral regurgitation after 2 years: another ace up the TMVR sleeve.

Referência: Georg Goliasch et al. JACC Cardiovasc Interv. 2021 May 7;S1936-8798(21)00822-0. Online ahead of print. doi: 10.1016/j.jcin.2021.04.047. Presentado simultáneamente en el EuroPCR.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top