ESC 2021 | ISAR-REACT 5: O prasugrel supera o ticagrelor em SCA em todo o espectro da função renal

Quando temos que escolher entre os dois inibidores do receptor P2Y12 potentes em pacientes com síndrome coronariana aguda que têm uma estratégia invasiva planificada, a função renal não deveria influir nessa decisão.

Os achados principais do trabalho foram que o prasugrel apresenta menor risco de morte por qualquer causa, infarto ou AVC e por outro lado um risco similar de sangramento que o ticagrelor. Esses achados foram consistentes nos pacientes com baixa, média ou alta filtração glomerular.

Esses resultados foram apresentados durante as sessões científicas do ESC 2021 e publicadas simultaneamente no JACC: Cardiovascular Interventions.

Os pacientes com alteração da função renal são um desafio por múltiplas causas: por um lado, o maior risco isquêmico, e por outro, o maior risco de sangramento devido à alteração farmacocinética dos fármacos.

Para esta análise os autores dividiram 4.012 participantes em 3 grupos conforme a filtração glomerular: baixa (<60 mL/min/1,73; m2; 760 pacientes), média (60 a 90 mL/min/1,73 m2; 1968 pacientes) e alta (>90 mL/min/1,73 m2; 1284 pacientes).

Como era de se esperar, quanto pior filtração glomerular mais eventos, tanto isquêmicos como hemorrágicos.

Entretanto, isso não afetou a eficácia relativa do prasugrel. Mais ainda, sua vantagem foi máxima naqueles com pior filtração glomerular.


Leia também: ESC 2021 | RIPCORD-2: A avaliação rotineira com FFR de todos os vasos epicárdicos durante a angiografia.


Especificamente neste último subgrupo, a taxa de morte por qualquer causa, infarto ou AVC foi significativamente mais alta nos pacientes que receberam ticagrelor vs. prasugrel (20,5% vs. 14,7%; HR 1,47; IC 95% 1,04 a 2,08), sem que por isso pague um preço em sangramentos BARC 3-5 (10,4% vs. 8,4%; HR 1,24; IC 95% 0,73-2,09).

Depois de alguns anos de domínio absoluto do ticagrelor, vários trabalhos têm trazido lentamente de volta o prasugrel e o clopidogrel ao cenário clínico atual. 

Título original: Ticagrelor or prasugrel in patients with acute coronary syndrome in relation to estimated glomerular filtration rate. 

Referência: Wöhrle J. J Am Coll Cardiol Intv. 2021; Epub ahead of print.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top