EuroPCR 2022 | The MITRA TUNE Registry.

O engrandecimento do átrio esquerdo com ou sem fibrilação atrial (FA), a ausência de degeneração da valva e a insuficiência cardíaca com função conservada foram identificados recentemente como insuficiência mitral (IM) funcional atrial. Este subtipo de IM secundária parece estar subdiagnosticada na atualidade, e a necessidade de tratamento na população geral seria maior do que a prognosticada. 

The MITRA TUNE Registry

O objetivo deste estudo multicêntrico foi analisar os resultados em 30 dias e em 2 anos, tanto clínicos quanto ecocardiográficos, daqueles pacientes submetidos a reparação da valva mitral transcateter. 

Os critérios de inclusão foram: insuficiência mitral funcional 3+/4+, diâmetro diastólico do VE < 55 sem distúrbios da motilidade; FA persistente, permanente ou paroxística, e estrutura valvar normal. 

Dos 1135 pacientes, 87 cumpriram os critérios de inclusão. A idade média foi de 81 anos e a maioria dos pacientes eram mulheres (61%). O escore STS foi de 4%. O sucesso técnico foi de 97%. A taxa de morte intra-hospitalar foi de 2%, a insuficiência renal aguda foi de 8% e o sangramento maior foi de 4,5%. Em 30 dias, a taxa de mortalidade total foi de 5% e a morte cardiovascular foi de 4%.

98% dos pacientes apresentavam IM leve ou moderada e, além disso, observou-se uma melhora sintomática em 79% dos pacientes em CF I/II dentro do primeiro ano de seguimento. 

A análise ecocardiográfica do átrio esquerdo mostrou um remodelamento positivo significativo na comparação do basal com o controle dentro do primeiro ano. 

Leia também: DISCO RADIAL: acesso radial convencional ou distal?

A sobrevida cardiovascular e as hospitalizações por insuficiência cardíaca nesses pacientes foi de 55% em 2 anos. Foi feita uma análise multivariada na qual se observou que a IM pós-procedimento ≥ 2+ e o diâmetro anular intercomissural ≥ 35 mm foram preditores negativos independentes. 

Conclusão

Em pacientes com IM funcional atrial a reparação transcateter borda a borda da valva mitral demonstrou ser segura e efetiva, induzindo um remodelamento positivo reverso no átrio esquerdo e no anel e, consequentemente, melhorando os sintomas. 

Dr. Andrés Rodríguez

Dr. Andrés Rodríguez
Membro do Conselho Editorial da SOLACI.org.

Título Original: MItraClip in Atrial Functional mitral regurgitation: a multi-center experience. The MITRA TUNE Registry. 

Referência: Antonio Popolo Rubbio, et al. EUROPCR.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top