SYNTAX II: melhores stents, IVUS, FFR ou a combinação de tudo isso para alcançar a cirurgia

Em pacientes com doença de 3 vasos, a cirurgia teve melhores resultados que a angioplastia, segundo os resultados do estudo SYNTAX e do FREEDOM, que utilizaram a primeira geração de stents farmacológicos. Mas mesmo no estudo BEST – que utilizou stents de nova geração – a cirurgia continuou apresentando vantagem.

Efecto a largo plazo de los balones liberadores con bajas dosis de paclitaxel

Ninguém se surpreende com o fato de nos vermos tentados a realizar novas comparações entre cirurgia e angioplastia em pacientes com lesão de múltiplos vasos sempre que a angioplastia progride graças a um novo dispositivo ou à melhor seleção de pacientes (por exemplo, utilizando a medição funcional do FFR).

 

O estudo SYNTAX II, apresentado no ESC 2017 e publicado simultaneamente no European Heart Journal, incluiu as melhores práticas em angioplastia (agora chamada de “a estratégia SYNTAX II”) para melhorar os resultados em 454 pacientes com lesão de três vasos.


Leia também: CANTOS: a droga anti-inflamatória Canakinumab parece reduzir eventos cardiovasculares”.


Para isso integrou a opinião do Heart Team: a fisiologia coronariana medida com FFR para guiar a revascularização, a utilização de stents farmacológicos de struts finos com polímero bioabsorvível, a condução do implante dos stents com IVUS, a utilização de técnicas atuais de recanalização e a melhor terapia médica.

 

O SYNTAX II mostrou uma taxa mais baixa de eventos cardiovasculares e cerebrovasculares em 12 meses que a mesma população do estudo original SYNTAX. Esse benefício foi conduzido por uma menor taxa de infarto agudo do miocárdio, uma menor taxa de revascularizações e uma menor taxa de trombose definitiva.

 

Os resultados nestes pacientes que receberam angioplastia com a “estratégia SYNTAX II” foram similares aos daqueles que foram submetidos a cirurgia do SYNTAX original. Contudo, pelo fato de estarmos frente a uma comparação histórica mais que um estudo randomizado, é necessário sermos prudentes na interpretação.


Leia também: COMPASS: um novo lugar para o rivaroxaban na cardiopatia isquêmica crônica”.


Os resultados novamente nos levam a pensar em realizar um novo estudo randomizado que compare a cirurgia com a “estratégia SYNTAX II” em pacientes com lesão de múltiplos vasos.

 

Título original: Clinical outcomes of state-of-the-art percutaneous coronary revascularization in patients with de novo three vessel disease: 1-year results of the SYNTAX II study.

Apresentador: Javier Escaned.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top