AHA 2019 | TWILIGHT: descontinuar a aspirina após uma síndrome coronariana aguda

Os achados deste trabalho confirmam um menor sangramento sem ônus em termos de eventos trombóticos ao suspender a aspirina após uma síndrome coronariana aguda. 

AHA 2019 | TWILIGHT: discontinuar la aspirina luego de un síndrome coronario agudo

Na mesma linha que o TWILIGHT original, este trabalho pôs o foco unicamente em pacientes com síndromes coronarianas agudas (excluindo pacientes com supradesnivelamento do segmento ST) e confirmou que suspender a aspirina após 3 meses de dupla antiagregação plaquetária para continuar somente com ticagrelor diminui o risco de sangramento sem aumentar por isso a ocorrência de eventos isquêmicos. 

Os benefícios da monoterapia com ticagrelor foram equivalentes em todo o espectro de risco de síndromes coronarianas agudas sem supradesnivelamento do segmento ST. 


Lea también: AHA 2019 | RECOVERY: Cirugía precoz en estenosis aórtica severa asintomática.


Este subestudo incluiu 4.614 pacientes do estudo principal que se apresentaram cursando uma síndrome coronariana aguda sem supradesnivelamento (incluindo 2.494 casos de anginas instáveis e 2.120 de infartos sem supradesnivelamento do ST).

34,2% dos pacientes apresentavam entre 1 e 3 características clínicas e angiográficas de risco, 48,6% apresentavam 4 ou 5 características e 17,3% apresentavam 6 ou mais. Um terço dos pacientes eram diabéticos e um quanto fumavam ativamente ou tinham antecedentes de infarto. O comprimento total médio dos stents foi de 40 mm e a adesão ao tratamento foi alta. 

O desfecho primário de sangramento BARC 2, 3 ou 5 foi significativamente mais baixo no grupo que recebeu monoterapia de ticagrelor a partir do terceiro mês vs. aqueles que continuaram com aspirina mais ticagrelor (3,6% vs. 7,6%; HR 0,47; IC 95%: 0,36-0,61).

Esta vantagem em sangramentos não acarretou aumento de eventos isquêmicos. Estes últimos foram similares entre os dois grupos (4,3% vs. 4,4%; HR 0,97; IC 95%: 0,74-1,28).


Lea también: AHA 2019 | COLCOT: Colchicina y la vuelta de la teoría antiinflamatoria.


Os resultados foram consistentes para além dos fatores de risco e da apresentação clínica. 

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: Ticagrelor with aspirin or alone in high-risk patients after coronary intervention for acute coronary syndrome.

Referência: Baber U. Presentado en el congreso AHA 2019. Noviembre 17, 2019. Philadelphia, PA.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top