AHA 2021 | RAPID CABG: segurança de ir à sala de cirurgia precocemente em uma síndrome coronariana aguda

Suspender o ticagrelor alguns dias antes da cirurgia teve um resultado não inferior a esperar 5 ou 6 dias em termos de sangramento em pacientes cursando uma síndrome coronariana aguda (SCA) que requerem cirurgia de revascularização miocárdica. Os pacientes que esperaram mais tempo tiveram mais eventos isquêmicos e uma estadia hospitalar mais prolongada. 

AHA 2021 | RAPID CABG: seguridad de ir al quirófano precozmente en un síndrome coronario agudo

As atuais diretrizes americanas recomendam esperar ao menos 5 dias para levar à sala de cirurgia pacientes cursando uma SCA que tinham sido tratados com ticagrelor na admissão; já os guias europeus recomendam apenas 3 dias. 

O RAPID CABG incluiu 143 pacientes cursando uma SCA (93% deles com doença de múltiplos vasos) nos quais se considerou a cirurgia como a estratégia mais adequada. Os pacientes foram randomizados a entrar na sala de cirurgia entre 2 e 3 dias vs. 5 a 7 dias após a suspensão do ticagrelor. 

O tempo médio para a cirurgia foi de 3 dias no ramo precoce e 6 dias no braço tardio. 

O desfecho primário de sangramento severo (BARC 3-4) teve uma proporção similar nos dois grupos (4,6% vs. 5,2%; p = 0,0253). Com ditos resultados, a estratégia rápida alcançou a não inferioridade. 

Nenhum paciente do ramo precoce teve recorrência anginosa nos 2 dias de espera. Algo muito diferente ocorreu com o braço que esperou mais tempo: observou-se 8,7% de eventos isquêmicos, incluindo um infarto. 


Leia também: AHA 2021 | AVATAR: intervenção precoce em estenose aórtica assintomática.


A estadia hospitalar também se reduziu no ramo cirurgia precoce (9 vs. 12 dias). 

Título original: A randomized study of early vs. delayed coronary artery bypass surgery among patients with acute coronary syndromes treated with ticagrelor: the RAPID CABG study.

Referência: So DYF et al. Presentado durante las sesiones científicas del AHA 2021.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top