AHA 2021 | Metanálise de cirurgia vs. angioplastia para o tronco da coronária esquerda

Segundo esta nova metanálise (apresentada no AHA 2021 e publicada no The Lancet), a mortalidade foi similar entre a cirurgia e angioplastia para tratar o tronco da coronária esquerda em pacientes com anatomia simples ou intermediária. 

AHA 2021 | Meta-análisis de cirugía vs angioplastia para el tronco de la coronaria izquierda

Este novo estudo estimou que após 5 anos a mortalidade com cirurgia seria de 11,2% vs. 10,2% com angioplastia, uma diferença não significativa. 

Há anos que o debate vem se dando e a explosão ocorreu com a publicação dos resultados do EXCEL com seguimento de 5 anos, no qual se assinala que a angioplastia tinha menor mortalidade que a cirurgia. Imediatamente depois dessa publicação, a Sociedade de Cirurgia Torácica retirou seu apoio das últimas diretrizes devido ao fato de uma investigação da BBC ter sugerido manipulação dos dados. Pouco depois publicou-se o seguimento de 5 anos do NOBLE, com resultados a favor da cirurgia. 

Em tal contexto, a ideia da presente metanálise era colocar panos frios na situação com resultados confiáveis, somando 4.394 pacientes do EXCEL, do NOBLE, do SYNTAX e do PRECOMBAT. Todos os pacientes tinham ao menos 5 anos de seguimento clínico. 

A diferença absoluta de risco entre as duas estratégias de revascularização foi de 0,9% a favor da cirurgia, embora dita diferença não tenha sido significativa. 


Leia também: AHA 2021 | CRAVE: Seguridad del café para los trastornos del ritmo.


Tomando como base somente o SYNTAX e o PRECOMBAT, os únicos com dados de 10 anos de seguimento, chegou-se à mesma conclusão. 

Título original: Percutaneous coronary intervention with drug-eluting stents versus coronary artery bypass grafting in left main coronary artery disease: an individual patient data meta-analysis.

Referência: Marc S Sabatine et al. Presentado en el congreso AHA 2021 y publicado simultáneamente en Lancet. 2021 Nov 12;S0140-6736(21)02334-5. Online ahead of print. doi: 10.1016/S0140-6736(21)02334-5.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top