ESC 2020 |O ticagrelor pode aumentar os sangramentos e a mortalidade em idosos

Na comparação entre o ticagrelor e o clopidogrel, o primeiro gera mais sangramentos e inclusive uma maior mortalidade em pacientes idosos de mais de 80 anos que cursaram um infarto agudo do miocárdio recentemente. 

ESC 2020 |El ticagrelor puede aumentar los sangrados y la mortalidad en añosos

Ao contrário do que foi observado na população geral, estes dados do registro SWEDEHEART em pacientes pós-infarto com mais de 80 anos mostram um maior sangramento e uma maior mortalidade com ticagrelor que com clopidogrel. 

Os achados deste registro foram apresentados no Congresso da ESC 2020 e simultaneamente publicados no Circulation. Os números exibidos vão na mesma linha do POPular AGE, no qual o clopidogrel mostrou ser superior aos antiagregantes mais potentes em pacientes de mais de 70 anos cursando uma síndrome coronariana aguda sem supradesnivelamento do segmento ST. 

O registro SWEDEHEART incluiu 14.005 pacientes pós-infarto (31,6% com supradesnivelamento do ST) com 80 anos ou mais. A maioria dos pacientes (60,2%) recebeu alta com clopidogrel, mas a partir da introdução do ticagrelor, em 2012, foi aumentando a indicação até alcançar 72,5% em 2017.


Leia também: ESC 2020 | A rivaroxabana pode reduzir os eventos cardíacos, cerebrais e periféricos.


Após um ano de seguimento os pacientes que receberam ticagrelor apresentaram menos eventos isquêmicos (infartos ou AVCs) mas aumentaram sua mortalidade e hospitalizações por sangramento. 

Este risco superou o benefício em eventos isquêmicos inclinando o benefício clínico líquido a favor do clopidogrel nos idosos de 80 anos ou mais. 

Para a população com menos de 80 anos a balança entre isquemia e sangramento ficou equilibrada sem ter sido observado um benefício clínico a favor de nenhuma droga (HR 0,95; IC 95% 0,89-1,01). 


Leia também: ESC 2020 | Infarto agudo e anemia: a transfusão é necessária?


Estes resultados contrastaram com os do estudo PLATO, no qual não foi observada interação entre o a idade e o tratamento. Sempre vemos este tipo de diferenças entre uma população selecionada mais rigorosamente de um estudo clínico e uma população da “vida real” nos registros. 

A seleção ótima de um inibidor do receptor P2Y12 (ticagrelor, doses baixas de prasugrel ou clopidogrel) em pacientes idosos que cursaram um infarto do miocárdio pode ser desafiante e existem múltiplos fatores que devem ser levados em consideração. 

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: Comparison between ticagrelor and clopidogrel in elderly patients with an acute coronary syndrome: insights from the SWEDEHEART registry.

Referência: Szummer K et al. Circulation. 2020; Epub ahead of print y presentado en el congreso de la ESC 2020.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top